Projeto Verão o ano todo!

Nessa época do ano é normal encontrar muita gente se matriculando na academia, acelerando o passo nas caminhadas e cortando as 'gordelícias' do cardápio. Quem começa o chamado Projeto Verão tem muita pressa em ver resultados, pois o tempo é curto e isso é um dos maiores erros de quem começa a treinar ou praticar alguma atividade física. Os resultados têm que ser gradativos para serem duradouros.

Aproveitando o embalo você pode se inspirar em um galera que encara o Projeto Verão nas quatro estações do ano. Na Datacoper tem espaço para lutadores, fisiculturistas, ciclistas, corredores e até paraquedista. Há também aqueles que apreciam uma boa caminhada na companhia de amigos e uma bela paisagem, uma passeio com o cachorro, uma partida de vôlei com os amigos e uma partida de futebol aos finais de semana.



Time Datacoper Dentro e fora da Datacoper essa galera se dedica pra manter o corpo e a saúde em dia!

O primeiro passo para muitos deles começou durante o expediente de trabalho. Duas vezes por semana por 15 minutos os colaboradores da Datacoper levantam das suas mesas, deixam os seus monitores e vão para a ginástica laboral. Há quatro anos o educador físico Cleverson Agostini ajuda a manter a saúde dos funcionários com exercícios físicos direcionados para a atividade profissional.

As aulas já aconteceram fora da empresa, com uma simples caminhada em volta da quadra, um relaxamento ou sessão 'soninho'. Depende do clima do grupo para aproveitar ao máximo o rendimento nesses 15 minutos. O principal objetivo é proporcionar bem estar aos colaboradores. 
Cleverson Agostini

atividade-fisica-ginastica-laboral-atletas-datacoper-melhores-empresas-para-trabalhar-ti-brasil-gptw-2014-21 DICAS DO PROFE = fé + força + determinação!

A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos e que requer gasto de energia. A falta de atividade física pode ser considerado fator de risco para as principais causas de mortalizada mundial. Segundo o educador físico, a atividade física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.

Mas, de onde surgiu a ginástica laboral?


A princípio denominada ?ginástica de pausa para operários?, surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país. Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.



atividade-fisica-ginastica-laboral-atletas-datacoper-melhores-empresas-para-trabalhar-ti-brasil-gptw-2014-22 ANTES durante uma caminhada com colegas

DEPOIS com a parceira de ginástica laboral DEPOIS com a parceira de ginástica laboral

Paulo já perdeu mais de 20 quilos desde o começo deste ano. Tomou a decisão de mudar os hábitos por conta própria, queria uma rotina mais saudável, mas que fosse possível colocar em prática, sem receitas milagrosas. Com a ajuda de uma nutricionista que atende quinzenalmente os colaboradores da Datacoper, ele mantém uma alimentação saudável e regrada. Além disso, pratica atividade física quatro vezes por semana (ou mais). Paulo joga futebol com amigos, vai pra academia, faz aulas de cross fit e não troca essa rotina que conquistou por nada!

atividade-fisica-ginastica-laboral-atletas-datacoper-melhores-empresas-para-trabalhar-ti-brasil-gptw-2014-23 Da Datacoper para as alturas!

 atividade-fisica-ginastica-laboral-atletas-datacoper-melhores-empresas-para-trabalhar-ti-brasil-gptw-2014-24João encontrou sua paixão pelo esporte no paraquedismo. A modalidade radical também pode ser considerada uma atividade física, pois exige muita coragem (muita mesmo), saúde em dia, treino e técnica.


Rafael, Leo e Fábio praticam Jiu-jitsu e Boxe Chinês, artes marciais antigas e completas. Além de ser uma ótima modalidade de atividade física, o Jiu-jitsu exige habilidade técnica, física e psicológica para vencer os adversários. O Boxe Chinês é um esporte de inteligência e sua prática melhora as condições cardio-respiratória, a percepção, concentração, condições físicas e a auto-estima, característica comum das artes marciais.

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atividade-fisica-ginastica-laboral-atletas-datacoper-melhores-empresas-para-trabalhar-ti-brasil-gptw-2014-26 Palavra do presidente: a vida é melhor quando você pedala!

Após seis meses de recuperação de um acidente durante uma trilha, Cezar retomou a rotina ao pedal na companhia de amigos. Agora é questão de tempo para pegar o ritmo.



E aí? Bora deixar o sedentarismo de lado?


Coisas que você precisa saber sobre atividade física

  • A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para você deixar de ser sedentário. O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado.

  • Pequenas modificações no hábito ? como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro ? podem servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

  • Pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.

  • Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.

  • As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como ?molécula da felicidade?).

  • Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.




Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Programa Agita Mundo e o Departamento de Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica e Serviços Humanos dos Estados Unidos.



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  • 07 Nov
    2014

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